Como Funciona

PLACA_SOLAR

Os módulos reagem com a luz do sol e produzem energia elétrica.

PLACA_SOLAR

A energia é convertida e vai para o quadro de distribuição.

PLACA_SOLAR

O excesso é injetado na rede elétrica e gera créditos energéticos.

A energia solar fotovoltaica gera energia elétrica em corrente contínua a partir de semicondutores. Quando estes são iluminados por fótons, presentes na radiação solar (efeito fotovoltaico), o sistema solar permite gerar energia elétrica. Este sistema (Grid-Tie) pode ser conectado à rede da Concessionária e, dessa forma, a energia gerada será injetada na rede elétrica. Através do sistema de compensação, a energia cedida à distribuidora local será posteriormente compensada com o consumo. Um sistema fotovoltaico é uma fonte de potência elétrica, na qual as células fotovoltaicas transformam a Radiação Solar diretamente em energia elétrica. Eles podem ser implantados em qualquer localidade que tenha radiação solar suficiente.

Os painéis fotovoltaicos geram eletricidade em corrente contínua, o inversor de frequência (aparelho que faz a interface entre os painéis fotovoltaicos e a rede elétrica) converte em corrente alternada e injeta a energia na rede elétrica. O inversor coloca a energia gerada pelos painéis na mesma frequência e tensão da rede elétrica.

Durante o dia, a energia gerada pelo sistema fotovoltaico é consumida pelos aparelhos eletroeletrônicos em funcionamento e o excedente da geração é “armazenado” na rede de distribuição gerando créditos para o consumidor. Os créditos podem ser utilizados em até 60 meses ou em outra instalação com mesmo CPF ou CNPJ. Durante a noite, os créditos gerados durante o dia são consumidos, sendo que a energia fornecida vem da rede de distribuição. O medidor de energia bidirecional contabiliza a energia injetada e o consumo mensal .

A fatura de energia elétrica é a diferença entre o valor do consumo (energia da distribuidora) e a energia injetada (sistema fotovoltaico).

Quando o sol está oculto pelas nuvens, ou mesmo quando está chovendo, o painel de captação de energia solar fotovoltaica ainda capta a luminosidade e gera energia. Naturalmente, a carga é menor, porém muitas vezes, suficiente para manter os sistemas instalados funcionando normalmente. Então, você não precisa se preocupar! Faça chuva e faça sol, a energia solar é a sua melhor opção!

O Sistema de Compensação é o arranjo no qual a energia ativa injetada por unidade consumidora, com micro ou minigeração distribuída, é cedida à distribuidora local e posteriormente compensada com o consumo de energia elétrica ativa dessa mesma unidade consumidora ou de outra com a mesma titularidade. Nele, o consumidor de energia elétrica instala geradores em sua unidade consumidora e a energia gerada é usada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. Quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia poderá ser utilizado para abater o consumo em outro posto tarifário ou na fatura do mês subsequente.

RECEBA

NOVIDADES

Cadastre seu e-mail

T8M Energia Solar - Todos os direitos reservados